Buscar

Vacinas contra covid: por que imunizante que não impede infecção pelo coronavírus

As vacinas são uma maravilha da medicina. Poucas invenções podem ser creditadas por salvar tantas vidas.

Mas talvez você fique surpreso ao saber que nem todas as vacinas oferecem o mesmo nível de proteção. Algumas evitam que você desenvolva a doença, enquanto outras impedem até mesmo que você seja infectado. Essas últimas induzem o que é conhecido como "imunidade esterilizante".

Com a "imunidade esterilizante", o vírus nem consegue entrar no corpo porque o sistema imunológico o impede de penetrar nas células e se replicar.

Há uma diferença sutil, mas importante, entre prevenir doenças e prevenir infecções.

Uma vacina que "apenas" previne a doença pode não impedir você de transmiti-la a outras pessoas, mesmo que você se sinta bem. Mas uma vacina que fornece imunidade esterilizante acaba, eventualmente, com o vírus. Em um mundo ideal, todas as vacinas induziriam imunidade esterilizante. Mas, na realidade, é extremamente difícil produzir vacinas que bloqueiem completamente a infecção por um vírus.

A maioria das vacinas que são usadas rotineiramente hoje não faz isso.

Por exemplo, as vacinas contra o rotavírus, uma causa comum de diarreia em bebês, podem apenas prevenir o desenvolvimento sério da doença. Mesmo assim, isso se provou inestimável no controle do vírus. Nos Estados Unidos, houve quase 90% menos casos de visitas a hospitais associados ao rotavírus desde que a vacina foi introduzida em 2006.

Uma situação semelhante ocorre com as vacinas atuais contra a poliomielite, mas há esperança de que esse vírus possa ser erradicado globalmente no futuro.

Boas notícias

As primeiras vacinas contra o Sars-CoV-2 autorizadas para uso demonstraram ser altamente eficazes no combate à doença.

Apesar disso, ainda não sabemos se essas vacinas podem induzir imunidade esterilizante.

Espera-se que esses dados (que virão de testes em laboratório a partir das vacinas disponíveis) venham a público em breve.

Mesmo se a imunidade esterilizante for induzida inicialmente, isso pode mudar com o tempo, à medida que a resposta imunológica diminui e ocorre a evolução viral.

https://www.bbc.com/portuguese/geral-55797835


0 visualização0 comentário